12 maneiras de usar o Google Trends para SEO e aprimorar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

FOONUX - Agência Marketing Digital - ALESSIO ARAÚJO - Saúde Física e Mental do Empreendedor de Sucesso (1)

O Google Trends é uma ferramenta gratuita e poderosa que muitas vezes é subestimada por profissionais de marketing e SEO. Ele permite que você explore a popularidade de termos de pesquisa ao longo do tempo, em diferentes regiões e idiomas. Ademais, oferece insights valiosos sobre o comportamento do seu público-alvo. Portanto, dominá-lo pode ser um divisor de águas para sua estratégia de marketing de conteúdo e otimização para mecanismos de busca.

Primeiramente, entender o que as pessoas estão buscando e como esses interesses mudam é essencial para criar conteúdo relevante e que rankeie bem. O Google Trends não apenas mostra o volume de pesquisa de uma palavra-chave, mas também revela tendências de sazonalidade, comparações entre termos e até mesmo o surgimento de novos tópicos. Dessa forma, ele se torna uma fonte rica para identificar oportunidades e otimizar suas ações.

1. Descobrir Tendências de Palavras-Chave

Utilize o Google Trends para identificar termos de pesquisa que estão em ascensão. Se você notar um aumento constante na popularidade de uma palavra-chave, certamente é um bom momento para criar conteúdo sobre ela. Por exemplo, se você tem um blog de moda e percebe um pico nas buscas por “moda sustentável”, pode ser a hora de produzir artigos, vídeos e infográficos sobre o tema.

2. Comparar Palavras-Chave

Igualmente, compare o interesse de busca entre diferentes termos para escolher a palavra-chave mais relevante para o seu conteúdo. Se você está indeciso entre “melhores tênis de corrida” e “tênis para corrida”, o Trends pode mostrar qual deles tem maior volume de pesquisa e estabilidade ao longo do tempo. Assim como, é possível ver qual termo tem mais relevância em uma determinada região.

3. Identificar Sazonalidade de Termos

Muitos termos de pesquisa têm um comportamento sazonal. Por exemplo, “presentes de Natal” obviamente tem um pico em dezembro, enquanto “planejamento de férias” pode ter picos em períodos de feriados prolongados. O Google Trends ajuda a mapear esses padrões, consequentemente, permitindo que você planeje sua produção de conteúdo com antecedência e otimize suas campanhas para os momentos certos.

A seção “Pesquisas em alta” do Google Trends é um tesouro para quem busca inspiração. Ela exibe as pesquisas que estão ganhando popularidade rapidamente em um determinado momento. De fato, acompanhar essa seção pode te dar ideias para conteúdos “quentes” e que podem gerar grande tráfego, ainda que sejam por um curto período.

5. Otimizar Conteúdo Existente

Aliás, não se trata apenas de criar conteúdo novo. Use o Google Trends para revisitar e otimizar artigos antigos. Se um termo relacionado ao seu conteúdo antigo está em alta, então atualize esse conteúdo com informações relevantes, novas palavras-chave e dados recentes. Dessa maneira, você pode dar uma nova vida a páginas que antes tinham pouco tráfego.

6. Analisar o Interesse por Região

O Google Trends permite filtrar o interesse de busca por país, estado ou até mesmo cidade. Isso é extremamente útil para negócios locais ou para quem busca segmentar suas campanhas geograficamente. Com efeito, você pode adaptar seu conteúdo para atender às necessidades específicas de um público em uma determinada localidade.

7. Descobrir Subtópicos e Temas Relacionados

Ao pesquisar um termo, o Google Trends exibe “Consultas relacionadas” e “Tópicos relacionados”. Essa é uma mina de ouro para descobrir subtópicos e ideias de conteúdo que seu público também está interessado. Portanto, essas informações podem te ajudar a criar clusters de conteúdo e a aprofundar-se em nichos específicos.

8. Planejar Campanhas de Marketing de Conteúdo

Conforme você identifica tendências e sazonalidades, pode planejar todo o seu calendário editorial com base nesses dados. Crie um cronograma de conteúdo que antecipe os picos de interesse, garantindo que seu material esteja pronto para ser publicado e promovido nos momentos mais oportunos. Assim sendo, suas campanhas serão mais eficazes.

9. Monitorar a Concorrência (Indiretamente)

Embora o Google Trends não mostre dados de busca de sites específicos, você pode usá-lo para analisar a popularidade das marcas ou produtos dos seus concorrentes. Seja como for, ao comparar o interesse de busca pela sua marca com a de seus rivais, você obtém uma visão geral do seu posicionamento no mercado.

10. Validar Ideias de Produtos/Serviços

Antes de lançar um novo produto ou serviço, verifique seu potencial de demanda usando o Google Trends. Se o interesse pelo tema ou problema que seu produto resolve está crescendo, então há um mercado em potencial. Pelo contrário, se o interesse está em declínio, talvez seja necessário repensar sua estratégia.

11. Otimizar Campanhas de Anúncios Pagos (PPC)

As tendências de pesquisa não são úteis apenas para SEO orgânico. Elas também podem informar suas estratégias de PPC. Ao identificar termos em ascensão, você pode ajustar seus lances e segmentação para capturar o tráfego de usuários interessados, maximizando assim o retorno de seus anúncios.

12. Identificar Gaps de Conteúdo

Ao pesquisar termos amplos em seu nicho, observe as “Consultas relacionadas” que ainda não foram abordadas em seu site. Desse modo, o Google Trends pode revelar lacunas em seu conteúdo, mostrando oportunidades para criar artigos que respondam a perguntas específicas do seu público.

Conclusão

O Google Trends é uma ferramenta simples, mas inegavelmente poderosa. Ao incorporá-lo em sua rotina de pesquisa de palavras-chave e planejamento de conteúdo, você pode tomar decisões mais embasadas, criar material mais relevante e, consequentemente, melhorar significativamente seu SEO e sua estratégia de marketing de conteúdo. Portanto, comece a explorá-lo hoje mesmo e veja seus resultados decolarem!

Você já usa o Google Trends em suas estratégias? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Compartilhe:

Últimos Posts

Seu crescimento começa com uma estratégia que entrega vendas, não só cliques.

Tudo com foco no que realmente importa:

vender mais!

Vamos identificar onde estão as oportunidades reais para escalar seu negócio —
seja com Google Ads, Facebook Ads, automação ou ajustes no seu site.

Menu

AGENCIA MARKETING DIGITAL
Políticas De Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.